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Como identificar os atritos na jornada de compra

Realizar o mapeamento da jornada de compra do seu cliente é muito importante para seu negócio, pois dessa forma você consegue acompanhar o desempenho do seu e-commerce.


Através do mapeamento da jornada de compra, você consegue identificar quais as falhas no funil de vendas do seu e-commerce e, portanto, alinhá-las. Após esse alinhamento, você irá adquirir dados importantes, onde analisando conseguirá tomar melhores decisões, oferecer uma melhor experiência para os clientes e aumentar as suas conversões.


Mulher na rua com o celular na mão e mexendo nele

Separamos abaixo algumas dicas de como você pode identificar e mapear esses atritos na jornada de compra, afim de atrair e converter mais leads, continue a leitura.

 

Definindo personas


A persona se trata de uma representação semifictícia do que seria o seu cliente ideal, com detalhes aprofundados que ajudam a entender as formas que você deve se comunicar com aquele cliente.


Para criar a persona do seu e-commerce, você deve definir algumas informações, como: nome, idade, gênero, cargo, hobbies, sonhos, etc.


Através da persona, você entende quais são as dores e objetivos dos seus consumidores, permitindo assim que encontre possíveis atritos que enfrentam na sua loja.

 

Converse com os clientes


Preze por uma boa comunicação com seus consumidores e esteja sempre aberto a ouvi-los, afinal não existe pessoa melhor para dar sugestões do seu e-commerce, do que a própria pessoa que está ali navegando e efetuando compras.


Mulher sentada conversando através do headset e mexendo no notebook

Dessa forma você consegue identificar o que ocorre com eles em cada etapa da jornada de compra e entende as expectativas deles quanto ao seu e-commerce.

 

Mapeie as redes sociais


Esteja ativo nas redes sociais e sempre acompanhando. Analise quais redes sociais alcançam grande parte do público que você deseja, quais postagens funcionaram melhor, quais redes sociais apresentam maior interação e quais geram maior taxa de conversão.


Através disso, você entende os principais atritos de comunicação no atendimento digital e consegue tomar decisões que o levarão a aumentar a conversão e o faturamento do seu e-commerce.

 

Utilize ferramentas para entender o comportamento dos clientes


Use e abuse de ferramentas que irão te auxiliar a rastrear os principais hábitos do público-alvo do seu e-commerce.


Mão feminina com caneta e analisando dados em um papel

O Google Analytics é uma dessas ferramentas que pode ser utilizada para captar dados e informações, e entender quais os hábitos e decisões que seus clientes realizam dentro da sua loja virtual.


Com isso, você consegue estabelecer estratégias mais precisas e aproveitar as oportunidades, acompanhando as decisões tomadas pelo comprador durante sua jornada de compra.

 

Através dessas dicas que separamos, você conseguirá realizar o mapeamento da jornada de compra do seu cliente, identificar e mapear os atritos que ele pode encontrar durante a sua jornada de compra.


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